Liberdade na Era da Computação
Contato FAQ Doação
HTML é um acrônimo para HyperText Markup Language. É a linguagem de marcação utilizada para descrever a estrutura do conteúdo da webpágina.
O HTML é composto por uma série de elementos que servem para descrever ao navegador como mostrar o conteúdo da webpágina.
Cada elemento possui um propósito específico e tem uma função diferente dentro da página.
Esses elementos são definidos por tags, que são delimitadas pelos caracteres < e >.
Um elemento é definido por sua tag de início, o conteúdo, e sua tag de fechamento (que é iniciada com um /). O conteúdo que estiver entre essas tags é o que receberá a função específica dessa tag. Nunca esqueça de "fechar" as suas tags.
Alguns elementos não possuem conteúdo interno (são tags vazias) então não precisam ser "fechados" com uma tag de fechamento, pois são tags puramente declarativas, como é o caso das tags !DOCTYPE, br e hr.
As tags também podem possuir atributos. Esses atributos são utilizados para modificar o comportamento do conteúdo, ou para fornecer informações adicionais sobre o conteúdo.
Os elementos em HTML podem ser utilizados dentro de outros elementos (tags dentro de tags), e existem alguns elementos que possuem o propósito específico de ser usado apenas dentro de certo elemento.
A linguagem HTML não é case sensitive, o que significa que não faz diferença escrever as tags e seus atributos utilizando letras minúsculas ou maiúsculas. Porém é recomendado utilizar sempre letras minúsculas.
O papel do seu navegador é ler esse arquivo ".html" que você escreveu, interpretar o conteúdo do arquivo e gerar a webpágina.
Um editor de textos simples é tudo o que você precisa para criar seu documento HTML.
Usuários mais avançados editam o código utilizando editores de texto mais avançados, como o Vim ou o Emacs. Mas ensinar a mexer nessas ferramentas não é o objetivo desse tutorial. Se você for iniciante, pode utilizar até mesmo o editor de texto padrão do seu sistema operacional.
Para criar um documento HTML, basta abrir um arquivo de texto no seu editor e salvar o arquivo com a extensão ".html". Dessa forma, o arquivo será interpretado como uma webpágina ao ser executado pelo navegador.
Importante: a página inicial do seu site deve sempre possuir o nome "index.html".
Você pode inspecionar o código-fonte de qualquer webpágina HTML no seu navegador.
No computador, geralmente o método usado para isso é clicando com o botão direito do mouse sobre a página e escolhendo a opção "Mostrar código-fonte".
Estudar o código escrito por outros é uma ótima forma de aprendizado.
Introdução Estrutura >
O conteúdo original (artigos e tutoriais) deste website está disponível em CC0 (Domínio Público), salvo indicação do contrário. Termos adicionais podem estar aplicados (conteúdo de terceiros).